terça-feira, 2 de outubro de 2012

Regras Básicas para um Ministério de Louvor ser bem sucedido

Boa Noite queridos!

Acabei de chegar do 22ª noite da campanha de Jejum e Oração da minha igreja local I.E Renovação e Vida, e simplesmente estou impactado com a Glória de DEUS.

Hoje venho falar algo que eu tenho visto em várias igrejas fazendo de qualquer jeito, talvez você que esteja lendo seja assim como eu um Ministro de Louvor em sua igreja, e talvez você se encaixe nas condições que irei falar hoje.

Com a graça de DEUS eu tenho ministrado o louvor já faz 8 anos, e com esse tempo pude adquirir bastante bagagem em relação a isso, pois eu sempre estive pronto a aprender aquilo que o Pai quisesse me ensinar.
Quero deixar alguns "tópicos" que um Ministro e um Líder de louvor deve sem sombra de dúvidas realizar;

1º - Temos que entender a diferença entre Ministro de Louvor e Líder de Louvor, geralmente em igrejas o Ministro é o Líder, mas eu já fui em uma igreja que o Líder era o tecladista e o Ministro sim era o vocal. 
Ministro é aquele que conduz a igreja a adoração, conduz os integrantes do grupo a cantar as músicas e que de maneira bem suave vai tocando os corações das pessoas, já o Líder é aquele que é responsável em marcar os ensaios, nas escolhas de repertórios, nos ensinos e tudo o mais que seja ligado a isso.
Então conseguimos entender que Ministro é uma coisa e Líder é outra? muito bem.

2º - Os ensaio tem que ser semanais, pois sem ensaio não se deve cantar.
Em várias igreja eu já vi isso, a pessoa falta no ensaio e chega na hora do culto canta, eu Bruno quando líder eu colocava bem explicado aos integrantes que se não viessem nos ensaios não cantariam, e não tocariam, pois sem ensaio não tem como saber os arranjos que criamos e não sabe pegar as coisas no ar. Por isso falo os ensaios são de suma importância para que o grupo se saia bem.

3º - O ensaio não é apenas ensaio, é um momento de louvor e adoração à DEUS também, sabendo que se erramos podemos voltar e corrigir, mas não passa de um momento do grupo em si receber do Pai.

4º - O Ministro tem sempre que estar ligado no clima da igreja, como exemplo, em um culto de manhã não se deve cantar muitas músicas de adoração, pois o povo já está com sono (rs), vem na igreja e fica com mais sono? não de jeito nenhum, por isso devemos ficar sempre atento com o nível da adoração, falar palavras conduzidas totalmente pelo o Espírito Santo.

5º - Os Backings devem adorar sim, porém devem prestar atenção totalmente no Ministro que lhe indicaram onde devem voltar a cantar ou onde deve parar de cantar, por isso fiquem de olhos aberto o tempo todo se possível, porem sem perder a essencia.

6º - Músicos devem estar com as cifras se possível decorado, pois no ensaio toca certinho, porém na hora do culto esquece a cifra e pronto, como fica? por isso mais uma vez eu falo é  de suma importância os ensaios.

7º - Backing é Backing e Ministro é Ministro, em várias igreja agente ve em cima do altar uma guerra tremenda onde o backing quer mostrar mais a voz do que o próprio Ministro, isso é lamentável.

8º - Tomar cuidado com movimentos, as vezes fazemos alguns movimentos que para nós não tem nada haver, mas lá para o povo que estão assistindo tem. Movimentos principalmente de mulheres é muito perigoso, as vezes sem querer da uma reboladinha e o irmãozinho lá embaixo já olha e já começa o falatório total, por isso tomem cuidado.

9º - Roupas, devemos tomar muito cuidado com as roupas que subimos no altar para cantar e tocar, evitar usar roupas coladas, roupas com decotes, Ministro de louvor eu não acho legal que cantem com bermudas, acho falta de respeito.

10º - Sempre estar ligado ao que o pastor irá ministrar, para que juntos possam elaborar as músicas certas a serem tocadas, pois o louvor é a hora que DEUS amolece o coração da multidão.

Bom, os tópicos mais importantes eu coloquei aqui, outro dia eu faço uma lista mais completa ok...?

Bom queridos que DEUS possa ter aberto seu entendimento, e que você receba e aplique em sua igreja.

Bruno Carvalho

3 comentários:


  1. Ministro de música


    1. Toda pessoa tem o sagrado direito de frequentar os cultos e atividades da igreja e de sentir-se muito feliz, sereno, confortado, em qualquer idade.

    2. O ouvido tem alta sensibilidade e suporta confortavelmente, por uma, duas horas, no máximo, 50 decibéis. Passou disso, além do mal que faz à saúde, incomoda muito.

    3. Todo instrumento pode ser usado no louvor, com inteligência, mesmo sabendo que há aqueles próprios para o culto.

    4. Culto não é show.

    5. Não existe hino ou música velhos.

    6. É preciso selecionar hinos próprios para cada ocasião, com mensagem, poesia, melodia, harmonia, ritmo. Ritmos assincrônicos desorganizam a química cerebral. Derrubam pessoas e até muros. Josué 6:20 Juízes 7:18

    7. Fundo musical durante o culto não pode interferir, desconcentrar, incomodar; use-o com muita inteligência. Ninguém suporta um teclado dedilhado pra lá e pra cá, aleatoriamente. Se for um hino próprio para a ocasião, baixinho, tudo bem, mas notas soltas...nem pensar.

    8- A música tem o poder de mobilizar as estruturas mentais.


    9- Culto animado não é sinônimo de barulho. Reverência, participação, adoração, comunhão, consagração, dedicação, apontam para o equilíbrio. O templo não é um lugar sombrio, triste, com silêncio sepulcral, é um espaço de alegria, louvor, transformação, decisões.


    10- Se você faz parte da equipe de músicos, nunca fique se distraindo e brincando com os instrumentos no altar, após o culto.

    “E Quenanias, príncipe dos levitas, tinha cargo de entoar o canto; ensinava-os a entoá-lo, porque era entendido nisso.” 1º livro de Crônicas 15.22.


    Ivone Boechat

    ResponderExcluir
  2. Estudar um pouco de português não faz mal também não viu irmão!! God Bless.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog